segunda-feira, 27 de abril de 2009

MELLOTRONS (PE)




Mellotrons é a convidada recifense do Maionese Cinco

Mal-explicando, mellotron é um teclado inglês que funciona como sampler por meio de um rolo de fita magnética. Como ilustração, seu som pode ser reconhecido na introdução de Strawberry Fields Forever, dos Beatles. Um sem-número de bandas o utilizaram em composições, dentre as quais Smashing Pumpkins, Radiohead, Kraftwerk e Mutantes. É justamente esse instrumento sessentista (+ um “s”) que intitula a banda pernambucana integrante do Maionese Cinco.

Se as bandas dessem a si títulos como os dos anos de casamento, poderíamos dizer que, em 2009, a Mellotrons estaria fazendo bodas de seda. Formada em 97, o grupo gravou seu primeiro álbum, totalmente independente, há cerca de três anos. Um ensaio do que seria o álbum aconteceu em 2004, no EP produzido em parceria com a banda norte-rio-grandense The Automatics, pelo selo Solaris Discos. A demora para o lançamento do primeiro álbum esbarra nos debatidos entraves encontrados por quem quer fazer música no Brasil – música em inglês, nem se fala. Por outro lado, os anos de experiência deram a Mellotrons a chance de produzir um álbum notoriamente bem-acabado.

Possivelmente diferente do início, quando as influências tendem a ser seguidoras do quanto mais indie, melhor, o amadurecimento dos rapazes os permite declarar, sem recato, serem entusiastas dos mineiros do Clube da Esquina. Além da turma de Beagá, é claro, aparece a regra, bandas tipo My Bloody Valentine, New Order, Cure, Smiths (e tantas outras, afinal, o grupo é composto por quatro pessoas que adoram música).

No currículo da Mellotrons, constam participações no Palco Pop do Festival de Inverno de Garanhuns, em 2006, e no Coquetel Molotov de 2005. Ainda, obteve segunda colocação no festival musical Microfonia, promovido por uma faculdade olindense, cujas inscrições excederam as centenas. O sítio de música Recife Rock, talvez o mais acessado (do gênero) naquela cidade, laureou a banda, em 2004, com os prêmios de Melho EP (Horizon) e Melhor Música (Evening).

Compõem a banda, atualmente, Haymone Neto, guitarrista e crooner, junto a Ênio, que acumula as mesmas funções. Rafael Guerra toca baixo e Augusto César, bateria.

Nem vou apitar sobre como me soa a banda. Anexo abaixo alguns vídeos para que, sabiamente, façam vossas elucubrações.

Todos no Maionese Cinco!





2 comentários:

  1. Só pra lembrar que eles também tocaram no MADA em Natal e o baixista atual é Rafael Guerra (ex-Superoutro)

    Maiores informações:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=207893

    ResponderExcluir