segunda-feira, 11 de maio de 2009

The Lefts (AL)

Arte: Alynne Tenório / Fotos: Talita Marques


“As minas de Santa Catarina estão prestes a voltar...” É o que primeiro se ouve no myspace do The Lefts, sexteto cujo ensaio acompanhamos no último domingo. Após o constrangimento inicial por conta da nossa invasão, o pessoal foi se habituando, já que conviveríamos por um par de horas.

Zé Maximo, vocalista principal, que detém o poder do violão, guitarra e viola caipira – mais eventuais banjo e gaita –, logo se apresentou e nos deixou à vontade. De cara sacamos uma menina na banda, Fabi Gomes, que além de ser tímida para posar em fotos, é vocalista secundária e toca guitarra, violão e teclado.

A banda dispõe-se de uma forma que não revela liderança visível, vale-se de um rodízio de instrumentos que dá uma dinâmica interessante à apresentação. Toca basicamente folk, mas de vez em quando adentra em becos outros, como na breguíssima Íris ou em Salvador, canção com pegada mais rock’n’roll.

As letras são escritas por todos do grupo, esquema brainstorm, e quase todas em língua portuguesa, eles contam. A exceção é Dear Caroline, música que recebe um plus vindo do violino de Davi Coimbra, também baixista e vocal de apoio. As composições costumam ser bem-humoradas, o que os integrantes dizem ser de responsabilidade dos jocosos do grupo, o bateirista Cleilson Bernardino e André Oscara (baixista, tecladista, vocalista, zabumbeiro...).

Acontecida em 2006, a história de reunião da banda não destoa de tantas outras. Alguns se conheceram na escola, juntaram-se a aderentes, até se chegar à presente formação. O nome eleito deve-se à maioria da Lefts ter sido composta por canhotos, coisa que não mais procede, já que restaram fortalecendo como representantes dos esquerdos apenas Fabi, Maximo e Marden Linares, este último guitarrista solo. O show no Maionese Cinco será o segundo da simpática The Lefts e o primeiro com a atual formação.

Abaixo, video três-em-um da The Lefts (com parkinson, mas valendo!):




12 comentários: